segunda-feira, 17 de outubro de 2011

Dia Nacional da Juventude 2011


DIA NACIONAL DA JUVENTUDE – DNJ 2011

REALIZA SUA 26ª EDIÇÃO EM MANAUS

O Dia Nacional da Juventude (DNJ), uma atividade permanente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), será comemorado em Manaus no dia 30 de outubro, partindo da Delegacia Especializada de Crimes contra a Mulher, localizada no bairro Parque 10, zona Sul de Manaus, em direção a Arena Poliesportiva Amadeu Teixeira, na Av. Constantino Nery, zona oeste. O DNJ de 2011, em sua 26ª edição, traz como reflexão a valorização da mulher nos espaços sociais.

O evento conta com a presença e apoio da Pastoral da Juventude, Pastoral da Juventude do Meio Popular, RCC e de todo o estado do Amazonas, bem como movimentos, grupos e associações voltadas para a juventude. O tema “Juventude e Protagonismo Feminino” reforçam os laços e lideranças das mulheres em todo o âmbito religioso, social e político. A importância das representações femininas e a evolução do seu valor para a construção das relações humanas, pessoais, profissionais e familiares será retratado com o lema “Jovens Mulheres Tecendo Relações de Vida”.

A Comissão Organizadora do Dia Nacional da Juventude (CODNJ) abriu as inscrições no dia 27 de setembro até dia 17 de outubro do ano corrente, para a participação de apresentações musicais, teatrais e de dança para o evento. A intenção é proporcionar a integração dos envolvidos e estimular a prática de atividades artísticas nas pastorais, movimentos e grupos de juventude. Os interessados devem ter a partir de 14 anos (participação mediante a autorização de pais e/ou responsáveis) e devem ser amazonenses ou residirem no estado.

As inscrições são divididas por campos de atuação, sendo a área de dança e teatro podendo se apresentar com no mínimo 2 (duas) pessoas. As danças podem ser divididas em dois segmentos: a primeira consiste de números de dança moderna-contemporânea hip-hop, e a segunda modalidade de dança popular (folclóricas, urbanas e regionais). No teatro serão divididas as inscrições em modalidade de comédia e drama. Para as apresentações musicais serão inscritas atrações solos (com acompanhamento de 1 instrumento) e bandas, a composição dos instrumentos e componentes desse segmento é livre.

Para se inscrever os interessados devem preencher o formulário de inscrição disponível no blog da Pastoral da Juventude: www.pjmanaus.blogspot.com. Os formulários são entregues através da internet, encaminhando a ficha para os e-mails: dnjmao2011@hotmail.com, capjmanaus@yahoo.com.br, ou na sala da Pastoral da Juventude situada no CEFAM Avenida Joaquim Nabuco, próximo ao colégio Santa Dorotéia, e em frente ao Grupo SIMÕES. Os dias e horários de funcionamento da sala da PJ no CEFAM são as segundas, quartas e sextas a partir das 14 horas, ou terças e quintas a partir das 18 horas.

A concentração para o DNJ será a partir das 15h em frente à Delegacia Especializada de Crimes contra a Mulher, localizada na Av. Recife s/n, conj. Eldorado no bairro Parque 10. A caminhada terá inicio às 16h com parada na Praça do Eldorado e seguindo pela Rua Rondônia, em direção a Av. Djalma Batista. A próxima parada será na Rua da Indústria seguindo em frente ao HEMOAM (Fundação de Hematologia e Hemoterapia do Amazonas), localizada na Av. Constantino Nery, nº 4397, Chapada. O último percurso deste trajeto será em direção a Arena Poliesportiva Amadeu Teixeira, onde os jovens e militantes da juventude darão continuidade ao DNJ 2011.

DNJ 2010: “EM MARCHA CONTRA A VIOLÊNCIA”

O DNJ de 2010 teve como reflexão um dos problemas mais agravantes em nossa sociedade: a violência. O evento comemorou o jubileu de 25 anos do DNJ com o tema: “DNJ 25 anos: celebrando a memória e transformando a história”. O lema: “Juventude: muita reza, muita luta, muita festa, em marcha contra a violência” foi em consideração as várias manifestações contra a violência que ocorreram em todo o país. O palco desta 25ª edição realizada no dia 17 de outubro foi a Alameda Cosme Ferreira, na zona leste de Manaus.

Cerca de dois mil jovens enfrentaram um domingo de chuva e permaneceram no local de concentração em frente à escola Dom Bosco, unidade I na Cosme Ferreira, a espera do carro de som para começar a tão esperada festa e celebração da juventude. Jovens de todos os setores arquidiocesanos de Manaus e do interior do Amazonas compareceram em peso, e em todo o momento transmitiram a alegria da PJ e da juventude com cantos, animação, rezas, orações, muitos gritos e entoando a frase “Chega de violência e extermínio de jovens. A Juventude quer viver!”.

Antes da caminhada os jovens foram agraciados com a presença e as palavras de estímulo de Dom Mário Antonio, bispo da Arquidiocese de Manaus. A caminhada até a praça localizada ao lado do campo de futebol Bahia ocorreu com tranqüilidade, com a participação em massa dos jovens que não desanimaram em nenhum momento. No percurso e na praça foram apresentadas várias atrações como hip hop, peças, apresentações de dança. No palco do evento a banda Expressão Jovem apresentou vários clássicos do rock brasileiro e agitou todos os jovens presentes. Todas as atrações são formadas pelos integrantes dos grupos de jovens da Pastoral da Juventude (PJ).

SERVIÇO:

O QUÊ: Dia Nacional da Juventude de 2011

QUANDO: 30 de outubro

ONDE: Concentração na Delegacia Especializada de Crimes contra a Mulher (Pq. 10) às 15h. Caminhada com inicio às 16h em direção a Arena Poliesportiva Amadeu Teixeira (O EVENTO TERÁ PARADAS COM APRESENTAÇÕES NO CAMINHO)

CONTATOS:

Patrícia Penna 8170-5784 / 9392-8541 (Coordenadora do DNJ 2011)

Dácio Mendonça: 9130-6562 / 8121-7930 (Equipe de Animação da Arquidiocese de Manaus)

Kamilla Lira: 9131-8271 (Equipe de Comunicação do DNJ 2011)

quinta-feira, 6 de janeiro de 2011


A brasilidade esverdeia expectativas, de norte a sul do país.
Já era tempo.
Se Deus não é brasileiro, fez mais um aniversário de cidadania no nosso Natal.
Que Ele nos conserve a auto-estima em alta.
A mídia anda meio jururu no otimismo, acostumada a rezar profana as contas de históricos desacertos.
Ressurreição de esperança, é bom começo para segurar castelos sonhados em todo ano que chega.
Mudança de mentalidade também.
Quem sabe a gente começa pensando que Natal é todo dia.
Lembrando a história do Beija-Flor contada por Betinho em 1994, quando mobilizou o país para a primeira campanha nacional de Natal-Sem-Fome.
A iniciativa iluminada cresceu, em todos esses anos, mas a fome mais esperta, passou na frente gulosa.
Que no próximo ano, tenhamos a coragem de assumir nossos desafios e complacência para ajudar a terra amada a cuidar dos seus doentes, ensinar aos analfabetos, alojar irmãos em condições desumanas, buscarmos a tão sonhada civilização do amor enfim reconstruir ideais.
Amanhã, pode ser uma festa e tanto depois dos brindes espumantes em casa, nos clubes, nas praias ou extasiando-se com lágrimas coloridas no céu de reveillon.
Vamos brindar os sucessos do ano que dá adeus, repetir o indefectível “tudo de bom” no abraço emocionado e maquiar outras promessas
Ano muda, e a gente?
Com vontade e otimismo dá pra fazer uns retoques.
Virada de calendário... reprise imperdível dessa peça do viver.
Viver mais um Ano-Novo, milagre de agradecer com ações.
E tal graça bem merece um plano pra ser mais feliz...
Enterrar ranços de ano velho antes do outro raiar.
Encher o peito de amor e repartir com fartura.
Trazer o sorriso de volta com a fé em dias melhores.
Sofrer menos com padrões de conceitos doutrinados.
Cometer uns pecadinhos, do não pode castrador.
Levar os dias nos ombros como se fossem presentes.
Cantar os tons da vida e compor lindos poemas.
Acreditar no amanhã com a fé de acertar.
Feliz Ano Novo de novo, gente do meu coração.
Que os sinos de Belém badalem sons poesia. E com notas de alegria.
Vivamos este ano de 2011 intensamente juventude maravilhosa, tracemos metas e objetivos para juntos caminharmos e formarmos uma PJ mais unida, com garra e ânimo e que possamos ultrapassar obstáculos que virão, cairmos e levantarmos ainda mais forte.
bjus e abraços fraternos juventude amada!!!
Atenciosamente,
Coordenação da Pastoral da Juventude Paroquial